sábado, 29 de maio de 2010

Bolo de Banana (adaptado)





Esse bolo me causa uma certa nostalgia. Me lembra a época em que tinha tv à cabo ainda! =/ mas vamos lá:
Essa receita veio do requisitado e badalado cozinheiro britânico Jamie Oliver!
Ele havia feito algumas receitas mais simples pois ia receber sua avó e ela dizia que suas receitas eram muito modernas. - convenhamos, só um pouco. haha!

O que eu acho incrível nesta receita é a maciez do bolo e a simplicidade de se fazer.

Reparem a maciez:


Às madames que sempre recebem visitas em casa, para o tradicional chá das 5 -como se alguém tivesse tempo hoje em dia-, diria que essa receita seria o MUST das tardes para vocês: fácil, rápido e delicioso!

Ingredientes:
- 3 ovos (claras e gemas separadas).
- 2 xíc. (chá) de açúcar refinado.
- 3 xíc. (chá) de farinha de trigo.
- 2 colh. (sopa) de manteiga (100 gr.)
- 2 bananas bem maduras. - qualquer variedade, desde que esteja madura.
- 1 colh. (sopa) fermento em pó.

Modo de fazer:
Bata as claras em neve até obter picos firmes. Aos poucos, adicione 1 xícara de açúcar, até obter um marshmallow. Reserve.
Bata a manteiga com a outra xícara de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as gemas uma a uma, até obter um creme na cor mostarda. Junte as bananas picadas em rodelas de aproximadamente 2 cm de largura, bata bem até a banana se dissolver e formar umas pelotinhas pequenas -isso é proposital para que os pedacinhos fiquem expostos ao cortar as fatias do bolo-. Diminua a velôcidade para a mínima e de xícara em xícara adicione a farinha.
Incorpore o creme de bananas no marshmallow, fazendo movimentos delicados, circulares e de baixo para cima. Por fim, junte o fermento e misture. Jogue em uma forma untada com manteiga e farinha.
Asse em forno pré-aquecido à aprox. 180º por 50 minutos.




Lá vai uma sugestão minha:
Se quiserem, vocês podem fazer uma espécia de Upside-Down de Banana, caramelando a forma e juntando com bananas cortadas no sentido de seu comprimento.
Oooooou melhor ainda, cobrir com ganache de chocolate (100 gr. chocolate meio amargo+50 gr. de creme de leite fresco+1 colh.(sopa) de conhaque ou rum - tudo no microondas por +- 1 e 1/2 minuto).
AH, e é claro, é sempre bem acompanhado do bom e velho pretinho: O café! (uma das minhas maiores paixões!!!)
Só não cobri com alguma cobertura, pois o pessoal em casa prefere o bolo puro.
Dúvidas, sugestões serão bem-vindas, SEMPRE!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Staaart!

Primeiramente gostaria de dizer a todos que serão bem vindos a este blog: idosos, jovens, crianças, mamães, ou seja, à todos que se interessam pelo universo gastronômico.

Normalmente vejo os blogs de gastronômia, mulheres postando, foi então que refleti: "por que não um homem, relatando sobre suas experiências gastronômicas?"

O que me inspirou a criar este blog foi o filme "Julia & Julie" e um blog chamado "Chocolatria", onde vocês podem achar pesquisando no google. Não, vocês não leram errado, é c-h-o-c-o-l-a-t-r-i-a mesmo, neste blog há diversas gostosuras que fazem minha boca encher d'agua!!!

Voltando ao NOSSO blog... rs, pretendo postar aqui diversas receitas que testo no dia-a-dia.



Começando com um molho picante de mostarda que fiz para acompanhar uma salada de agrião. Hmm, um agrião fresco que veio do sítio da avó da minha prima. Quase não possui aquela ardência encontrada, normalmente, nos agriões vistos por aí.



La vai a receita:

- 4 colh. (sopa) de mostarda amarela -usei Hemmer.
- 2 colh. (sopa) de mel
- 4 colh. (sopa) de azeite de oliva
- 1 colh. (café) de pimenta calabreza - pode ser usado qualquer uma, desde que seja forte!
- suco de 1/2 limão
- pimenta do reino à gosto
- 3 salpicadas de aji-no-moto.
- se necessário um pouco de sal.


Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes num bowl pequeno e com um fouet pequeno, esses próprios para bater molhos, misture vigorosamente! É necessario bater bem para que o azeite incorpore na mistura e não apresenta uma mistura bifásica.

Agora basta misturar com as folhas de agrião e se prefirir, coloque também, algumas rodelas de tomate ou tomate seco, palmito, pepino. Para o verão, algumas lascas de manga verde caem bem ou ainda podem ser substituidos por qualquer tipo de folhas!

Espero que se lambuzem, se esbaldem desta receita deliciosa que, particularmente, é uma das minhas preferidas.