domingo, 15 de agosto de 2010

Mais um fio de cabelo branco: B-day!


Na verdade, meu aniversário foi ontem, mas como foi meu dia de rei - aham, plebeu! - decidi que não iria ficar na frente do computador e iria me distrair com os amigos. Confesso que à tardezinha estava meio triste achando que iria ser um dia super comum, estava um tanto... diria... depressivo!
Mas afinal, como não é todo dia que se faz 17 anos, decidi logo me animar! E como faço aniversário com a minha prima - somos irmão gêmeos de anos diferentes, haha - sempre calha de ter dois bolos enormes que sempre sobram, então decidi preparar 36 tortinhas em três versões diferentes: tortinhas de limão com merengue, tortinhas de chocolate (tudinho de chocolate inclusive a massa), e tortinhas de frutas tropicais - na verdade, era pra ser frutas vermelhas, mas o que eu posso fazer se eu moro no interior e não temos acesso à framboesas, blueberries nem amoras? o que dirá groselhas... hahahah!
Não tive tempo de fotografá-las, pois pretendia fazer isto logo antes de cortar o bolo, mas a danada da câmera tinha que ficar sem carga bem na hora. Se tiver tempo, farei-as denovo e lhes mostrarei! Por incrível que pareça, elas não duraram nem 15 minutos na mesa! Foi o tempo de assoprar as velas e pronto: não haviam mais tortinhas! O que me deixou contente na verdade, porque nunca consigo vendê-las na sorveteria.

Quanto a perspectiva das tortinhas de frutas vermelhas eram estas:

Produzidas no Opera Ganache - Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi, SP
Ficaram bem parecidas com as minhas, porém como lhes disse, com frutas diferentes(morango, cereja, kiwi e uva)

Queria aproveitar para agradecer minhas tias, meus tios, primos e primas pelos presentes graciosamente dados! Ok Duda? hahahah!
E quanto à vocês meus caros leitores, não hesitem em me mandar presentes! Brincadeira, claro!
Quanto às fotos, nenhuma delas foram tiradas nem feitas por mim, achei-as no google. Aliás, me apeteceram ao extremo!


sábado, 7 de agosto de 2010

Boas ídéias e nada de desperdício: Folhadinhos de Canela


Assim como a política de muitos food-blogger, em casa também não pode haver desperdício!
Resolvi fazer algo...estupidamente delicioso para o dia dos pais. Me veio então a idéia de fazer algo com morangos, daí me lembrei de um bolo da Ofner, o 'bolo mil folhas' e há algum tempo estava querendo testar a fantástica massa folhada da Ana.
Para o bolo, usei 3 discos de massa folhada, daí restou as bordas que aparei, então pensei: "Jogar fora? Não!"

Só diria que faltou um pouquinho de açúcar, mas me agradou ao paladar.
E digo: Façam! É super prático!


Folhadinhos de Canela
  • 1 pacote de massa folhada - use um retângulo de 30 x 15 cm
  • 1 colher (sopa) de manteiga, temperatura ambiente
  • 3 colheres (sopa) de açúcar - usei cristal
  • 1 colher (chá) de canela em pó ou moído na hora

Se for usar a massa caseira, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até obter o tamanho citadoe 3 mm de espessura. Com um pincel, bezunte a superfície da massa com a manteiga e polvilhe o açúcar já msiturada com a canela - a medida do açúcar é aproximada, apenas encroste o suficiente na massa - e faça um rolo com o lado mais largo (30cm) e corte em rodelinhas com 2 cm de largura.

Asse em forno pré-aquecido à 200ºc por aproximadamente 30 minutos - os meus levaram 45, pois os queria bem assadinhos e garantia de crocância.



domingo, 1 de agosto de 2010

Tortinhas de Morango com Merengue


Cá estou, após muito tempo sem postar - que vergonha! - numa tarde totalmente nebulosa de domingo, um dia extremamente preguiçoso! Ótimo para fazer coisas demoradas para passar o tempo.
Por falar em passar o tempo, esta tortinha é ideal para isso. Levam certo tempo para ficarem prontas e ficam deliciosas. Podem parecer meio doces, mas são extremamente suaves! Além de termos que aproveitar o quase fim da época de morangos!

Aproveito para lhes falar de uma tremenda decepção que tive na cozinha:
Os famosos "macarons"! Que sinceramente não deram nadinha certo!
O dome(superfície), que era pra ficar lisinho, ficou todo rachado e o foot (base) ficou crua!
Nem preciso dizer o quão estressado fiquei e que quase joguei tudo pela janela!

Tortinhas de Morango com Merengue
adaptado daqui

Recheio:

  • 400g de morangos, sem os cabinhos e cortados em 4 no sentido do comprimento
  • ½ xícara (88g) de açúcar mascavo
  • 1 fava de baunilha - usei 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • suco de ½ laranja pequena
  • suco de ½ limão - não usei, mas aconselho usar.

Massa:

  • 50g de manteiga sem sal, amolecida
  • 50g de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 xícara (140g) de farinha de trigo

Merengue italiano: - fiz do meu modo

  • 1 clara
  • ½ xícara de água
  • 1 xícara de açúcar, de preferência cristal

Primeiro, a massa: Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho e levemente clarinho. Adicione o ovo até incorporar. Junte a farinha e bata até misturar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enquanto isso, prepare a geléia/recheio:

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo numa panelinha de fundo grosso. Mexa até o açúcar se dissolver e, em fogo médio, cozinhe por mais 5-8 minutos - os meus levaram uns 12 - até o caldinho reduzir - não cozinhe demais, pois ao findar o tempo a calda não estará como um caramelo, mas como uma geléia ralinha - Espere esfriar e guarde na geladeira.

Pré-aqueça o forno à 180ºc. Abra a massa até chegar a 2mm de espessura. Forre 10 forminhas (6,5 x 3,5 cm) - os meus renderam 12 - untadas com manteiga. Apare as sobras, fure a massa com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte em dez quadrados; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Asse por 10 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 10 ou até que dourem e fiquem crocantes. Deixe esfriar por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Com o auxílio de um garfo para remover a maior parte do líquido, recheie as bases(massa) com a geléia de morango - faça isso o mais próximo da hora de servir, pois a calda pode amolecer as bases.

Para o merengue: Junte a água e o açúcar em uma panelinha e cozinhe até chegar no ponto de fio. Enquanto isso, bata as claras até espumarem e obter picos firmes. Jogue a calda em fio sobre as claras com a batedeira ligada na velocidade média. Aumente a velocidade e bata até chegar a temperatura ambiente. Cubra as tortinhas com esse merengue e queime com um maçarico culinário ou coloque no forno por 5 minutinhos até dourar.


Obs: ao invés de queimar o merengue, cobri com lascas de coco. Só ficaram um pouco difíceis de morder, mas deliciosas!