quinta-feira, 1 de julho de 2010

Paixão maior: Café!


Observando meu blog - coisa que faço à cada 5 segundos, rs - reparei que nunca tinha feito alguma coisa além de postar receitas. Afinal, blog serve para postar tudo aquilo que temos vontade, como diz a Patrícia. Resolvi então postar no estilo da Simone, o parênteses - não uma receita em si, mas um comentário. É claro, sempre relacionado a nossa amada gastronomia!

O tema é nada mais, nada menos do que o meu maior amado: O café! - já antes dito.
Desde pequeno, sempre gostei tomar horrores de café, seja lá qual for o método de preparo, mas o meu interesse sobre esse universo 'cafeeiro' começou, de fato, quando abrimos a sorveteria, em 2006. Colocamos o cafézinho espresso como uma opção à mais no cardápio, porém não obtínhamos lucro. Como a máquina usada era alugada (Treviolo), resolvemos devolver e compramos uma cafeteira doméstica. Pesquisando sobre o café na internet, descobri o ofício de barista, aquele responsável pelo processo do café: desde a fazenda até a xícara, bem como uma de suas artes: o latte art. Cada dia, mais e mais, fui me apaixonando por essa arte, ou melhor dizendo, uma ciência como dizem os baristas.
Cheguei a realizar um curso de barista na Academia de Barismo Raposeira, hoje conhecido como Coffee Lab - ao qual recomendo à todos! De verdade! O curso foi ministrado pela professora
Regina Machado, pessoa muito querida e sempre atenta à todos os alunos!
Ainda hoje, em pleno século XXI, temos muitos mitos sobre o café, como por exemplo: uma xícara de café coado tem 3 vezes mais cafeína do que uma xícara de café espresso, pois à princípio você -assim como eu achava- deve pensar que a cafeína se concentra mais quando feito no espresso (menor dose) do que no coado (mais diluído), porém ele é extraído de acordo com o tempo em contato com a àgua, ou seja, é uma substância hidrosolúvel. Sim, eu fiquei pasmo ao ouvir isso também! hehehe.
AH! E para quem acha que café faz mal, está totalmente enganado, pois ele ajuda a aumentar a concentração, reduz os risco de ataques cardíacos e diabetes.
Segue o nome de algumas de algumas cafeterias paulistanas excelentes:
Oscar Café: R. Oscar Freire, 727 - Jardim Paulista, São Paulo - (11) 3063.5209
experimentem o pão de queijo, é delícioso!
Octávio Café: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 - Jd. Paulistano, São Paulo - 0800 77 11 668 (11) 3074-0110
Santo Grão: Rua Oscar Freire nº 413 - Jardim Paulista, São Paulo - (11) 3082 9969 - além de lojas em Moema, Vila Madalena e Shopping Cidade Jardim.
Livraria Sobrado: Av. Moema, 493 - Moema - São Paulo - (11) 5052-3540
indicado pela professora Regina Machado
Suplicy Cafés: [loja matriz] Alameda Lorena, 1.430 - Jardim Paulista, São Paulo - (11) 3061-0195 - lojas no Itabim-Bibi e Vila Cordeiro.
Obrigado pela atenção e tenham bons cafés! :)

6 comentários:

  1. ADORO CAFÉ MEU DIA SO COMEÇA DEPOIS DE UMA BOA CANECA FUMEGANTE E FORTE QUASE SEM AÇÚCAR!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jean!
    Café também é uma das minhas paixões!
    Respondendo a sua pergunta - Eu estou atualmente morando em Dracena. Nasci aqui mas cresci na capital e já fazem cinco anos que retornei para a alta paulista. Desculpe a demora na reposta, estou vivendo uns dias bem difíceis...
    Adorei o seu Avental e Fouet , mas agora eu dei só uma passadinha ligeira, mas vou voltar para ler melhor seus posts!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog, achei lindo e delicoso,parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  4. Eliana, eu também, todos os dias tomo uma xícara antes de começar à fazer as coisas! principalmente quando vou estudar ou trabalhar!
    beijos!

    Cherry, obrigado pela resposta, volte sempre!
    um beijao!

    Angela, obrigado, não hesite em me visitar! rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Jean!

    Aqui em casa adoramos café também...puro, capuccino, na sobremesa...de qualquer jeito é bem vindo!

    Quanto as dicas de locais para apreciar a iguaria, gostaria de reforçar a indicação do Octávio, é sem sombras de dúvida o melhor local para tomar café que visitei em SP. Além do ambiente super descontraído e charmoso tem excelente blends e várias opções de drinks.
    Sempre que vou a SP visito o local, e se dá as vezes até trabalho lá...acredita?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Jean, vc tá ficando chique!! Barista!
    Depois de uma olhadinha no seguinte site: http://www.kassaicafe.com.br , eles ministram um curso de 1 semana em sao josé dos pinhais. Eles são praticamente da minha familia também...rs
    um bjo,
    Si

    ResponderExcluir