sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bolinho azedo de limão e sessão cupcakes!




Há tempos fiquei pensando em fazer bolinhos cítricos! O que me fez ter esse momento nostálgico foi um bolo que comia quando tinha uns 12 anos que era de limão, verdinho, com uma cobertura de mousse de limão. Talvez pela cor, aquilo fazia meus olhos brilharem! Comia com tanto gosto que as vezes me sentia um obeso morbido daqueles filmes americanos em que a pessoa não consegue nem sair da cama! - nem tanto, vai!

Foi diante da facilidade desta receita que tomei coragem e os fiz!
Porém esta pede o fondant de limão por cima, mas não sou muito fã, resolvi comer purinho!


Bolinho de limão azedinho
1 xícara de manteiga, derretida
1 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
2 ovos½ xícara de iogurte natural
¼ xícara de suco de limão
raspas da casca de 2 limões
2 xícaras + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte generosamente com manteiga as forminhas - usei 14 forminhas com capacidade de ½ xícara (120ml).
Junte a manteiga, o açúcar, os ovos, o iogurte, as raspas e o suco de limão numa tigela e misture bem. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura e incorpore até homogeneizar.Transfira a massa para as forminhas preparadas e asse por 40-45 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe nas formas por 10 minutos e então desenforme com cuidado.

Resolvi combinar o sabor cítrico com merengue italiano. Então cortei o bolinho em três fatias e passei merengue italiano, sobre a última camada queimei com o maçarico e joguei morangos!

AGORA, tan tan tan taaaaan, a sessão cupcakes - viraram uma febre em minha cozinha:





AH, e claro! PARABÉNS pro Brasiiiiiiil!

5 comentários:

  1. Os bolinhos de limão ficaram um apetite e os cupcakes muito lindos e profissionais!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. SÃO LINDOS ESSES CUPCAKES ADOREI ESSE COM MORANGO!
    BJIM

    ResponderExcluir
  3. Lia, obrigado pelo elogio! Realmente, tenho que os fazer profissionalmente senão ninguém compra aqui na sorveteria! haahha

    Eliana, pois é,esse de morango vendeu tudo num dia só!obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Jean! Tá ficando cada dia melhor!

    Eu também adoro sabores cítricos! O seu bolinho está com um aspecto muito bom e parece estar super fofo também!
    Agora só vamos ficar esperando as receitas dos cupcakes, tá?

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Cada um mais lindo que o outro, não consigo nem eleger um favorito!
    Que bom saber que gostou da receita, isso me deixa super feliz!

    ResponderExcluir