sábado, 12 de junho de 2010

Pão Ciabatta e Manteiga estilo Outback



Assim como havia dito no blog de Patrícia Scarpin,estas semanas atrás estive pensando em fazer alguma massa, especificamente pães! Foi então, folheando meu caderninho de receitas, que acho esta belezura, os Pães Ciabatta - Esses pães me fazem lembrar os maravilhosos sanduiches do Subway.
Originalmente esta receita veio do famoso cozinheiro Olivier Anquier. Muitas das receitas que testo vem dele! Acho super legal o jeito que ele cozinha, apesar de meio estabanado - como jogar farinha sobre toda a mesa, inclusive o chão, ou fazer uma sujeirinha durante o salto de grãos - mas o que importa é que ele cozinha com dedicação, com amor! Assim como todos nós! :)
Essa semana tem sido uma turbulência para mim! Um monte de provas escolares, vários cupcakes feitos para as promoções da sorveteria - citado no 'quem sou eu' -, vários cake pops pro dia dos namorados! etc...
Mas é claro que sempre temos um tempinho extra para os nossos blogs!
Ao fundo da foto, há um potinho com Torcidinhos de Queijo, apenas decorativo, mas esta é a receita.
Quando o pão estava quase pronto, pensei em colocar uma manteiguinha sobre as fatias só para derreter e ficar aquela coisa... inexplicável, deliciosa, que nos faz pular de prazer! Foi então que lembrei de uma receita vista num blog - cujo não lembro o nome - que dizia saber emitar a manteiga que o Outback serve juntamente com os pães australianos, aqueles pretinhos. Acabei fazendo de olho, mas a proporção é mais ou menos essa:
Manteiga aerada (à la Outback)
- 2 colh. (sopa) manteiga - temperatura ambiente
- 1 colh. (sopa) creme de leite s/ soro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino (opcional, porém eu não vivo sem :))
Bata manteiga com um fouet até clarear e ficar fofinho. Adicione o sal e a pimenta e bata mais um pouco. Aos poucos, junte o creme de leite e bata continuamente, até obter certa consistência.
Sirva em potinhos iguais aqueles que tem em hotéis - conhecidos como molheiras.
Pão Ciabatta
- 15 g. de fermento biológico - eu usei Fleischmann
- 400 ml de água - temp. ambiente
- 500 g. de farinha de trigo
- 10 g. de sal
- 50 ml de azeite
Misture a farinha com o sal em uma bacia, reserve. Misture a água com o fermento em um copo.
Jogue a mistura do fermento aos poucos na mistura de farinha e bata bem - se jogar tudo de uma vez só, irá empelotar - A massa formará uma papa. Bata durante dez minutos ou até obter uma certa consistência. Acrescente o azeite - isso fará com que ele se solte da bacia e se torne mais maleável - e bata por mais dez minutos.
Deixe a massa descansar por 1 hora. - Antes de deixar descansar, molde os pães e coloque em formas de bolo inglês untada com óleo e deixe-os descançar na própria forma.
Asse em forno pré-aquecido à 180º por 20 minutos ou até assar internamente - o meu levou 30 minutos.
Se vocês quiserem, podem polvilhar gergelim, orégano, ervas, alho em flocos, queijos por cima do pão, antes de assar, vai do gosto de cada um.
Sugestão: recheie com tudo o que tem em sua geladeira, sem culpa! E faça um sandubão para o seu domingão!

7 comentários:

  1. Pra mim está perfeito!! Os torcidinhos (que já no blog da Patrícia tinha ficado de olho), a manteiguinha especial e esse pão pra completar. Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Que coragem! Fazendo ciabatta! Nunca tentei...mas é um dos meus pães preferidos.

    O seu ficou lindo, parabéns!

    Quanto a manteguinha do outback, eu testei uma que está publicada no blog da Cinara, o Cinara's place.

    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Lindo "post" e fantástica manteiga e pão delicioso. Pão e manteiga são a minha perdição e vou encantada!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Olá boa noite,

    Através do Chocorango vim conhecer seu blog, já que como você tenho uma verdadeira paixão pelo universo gourmet!

    Parabéns, muita coisa gostosa e bem feita por aqui!

    Um abraço,
    Renata Boechat
    www.eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa manteiga deve ser muiiiito boa! Quando eu for pra aí você vai fazer pra mim.
    Teu blog tá justissimo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, estou atrás de uma receita de ciabata e vi que todos fazem essa, do Olivier. Tentei mas a minha massa ficou super molenga e que nem dava pra trabalhar ... Quando vc escreve bater, vc usa batedeira?

    ResponderExcluir
  7. Olá Stella, então, usei a ponta dos dedos.
    Você precisa bater vigorosamente, até ela adquirir certa consistência.
    Caso não adquira, coloque uma poquinho mais de farinha

    um beijão!

    ResponderExcluir