sexta-feira, 16 de julho de 2010

Semifreddo: um erro que deu certo.


Depois da ultima frustrada receita, que quase ninguém viu. Venho lhes mostrar esta receita, que particularmente eu amo de paixão, paixãozíssima!!! Para quem não sabe - o que eu acho difícil - semifreddo é uma sobremesa italiana, que significa semi-congelado, é uma espécie de torta-sorvete (apesar de o meu não parecer uma torta).


Fiz apenas algumas alterações, que por sinal foram totalmente bruscas, mas resultaram numa das melhores coisas que já fiz.


Semifreddo de Maracujá com chocolate
adaptado daqui.
  • 4 gemas
  • 140 g. de açúcar refinado
  • 75 ml. de suco concentrado de maracujá - usei Maguary
  • 1 fava de baunilha, cortado ao meio com as sementes raspadas - usei extrato, 1 colh. (chá)
  • 240 ml - 1 xíc. - de creme de leite fresco - usei de chocolate
  • 1 xíc. de chocolate branco picadinho
Na batedeira, bata as gemas por aproximadamente 5-7 minutos, até clarear e ficar fofo.
Em uma panelinha de fundo grosso junte o suco de maracujá com o açúcar e a baunilha e leve para cozinhar até o açúcar dissolver. Então abaixe para o fogo médio-baixo e cozinhe por mais 3 minutos. Jogue essa calda nas gemas em fio, ainda quente, sempre batendo para não cozinhar as gemas.
Em outro recipiente bata o creme de leite em picos moles e incorpore à mistura de gemas com maracujá. Junte o chocolate picado e misture delicadamente para não quebrar a leveza.
Jogue a mistura num pote próprio para freezer e deixe congelar por, no mínimo, 3 horas.



4 comentários:

  1. Hummmm... Que delícia!! To aqui morrendo de frio, mas se tivesse um semifreddo desse aqui em casa, comeria tudo! Achei bem curiosa essa combinação de maracujá e chocolate! Gostei demais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jean!

    Brigadinha pelo toque, tinha esquecido de colocar de onde eu tirei a receita....é a idade chegando....os 28 se aproximam....

    Beijos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir