terça-feira, 16 de novembro de 2010

Éclairs au Crème Patissérie e uma ajudinha profissional


Como pode se perceber nitidamente, houve uma grande ajuda profissional em minhas fotos. Ou melhor, de duas profissionais! A Sassá, minha colega que cursa o 1º ano de Publicidade e Propaganda na faculdade Unoeste - Presidente Prudente que me auxiliou com o manuseio de sua potente Nikon D40 e a outra foi Pat Scarpin do TechnicolorKitchen , dona de um dos meus blogs favoritos, que me auxiliou na correção da foto com o uso do Picnik.



Há um bom tempo estava atentado com estes éclairs. Claro que imagino que os de chocolate ficariam bem melhores - sou suspeito em falar sobre chocolates e sobremesas francesas, rs.

Do jeito que meu professor de francês falava sobre os éclairs autênticamente parisienses, não tinha como resistir, então fui à cozinha e tentei! Confesso que a primeira vez não havia dado certo, pois assaram por pouco tempo, que resultou em éclairs muchinhos parecendo panquecas em forma de dedos! Por falar em dedos, minha amiga Sassá, quando viu os éclairs no forno, disse:
"Quê isso? São vermezinhos?"
logo pensei:
"Olha... se fossem vermezinhos, iria comê-los até exterminá-los!"

Éclairs au Crème Patissérie
adaptado daqui

Patê Choux
  • ½ xícara (120ml) de água
  • 3 ½ colheres (sopa) - 50g - de manteiga sem sal
  • ½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
Crème Patissérie
  • 3 gemas
  • 75g de açúcar refinado
  • ½ xícara - 60g - de farinha de trigo
  • 1 xícara - 250ml - de leite integral
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha, preferível a fava.
Passa a massa: Pré-aqueça o forno a 200°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a água e a manteiga numa panela média e leve ao fogo alto até a manteiga derreter e a mistura ferver. Junte a farinha e bata com uma colher de pau até ficar homogênea. Cozinhe, mexendo em fogo baixo, até a mistura se soltar das laterais da panela.
Retire do fogo e transfira a massa para a tigela grande da batedeira. Comece a bater e vá acrescentando os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – você talvez nem precise usar o terceiro ovo inteiro; bata o último ovo numa tigelinha com um garfo e vá adicionando aos poucos à mistura. Junte a baunilha e misture bem.
Transfira a massa para um saco de confeitar com um bico de 1cm e forme éclairs de 5cm nas formas preparadas. Asse por 20-25 minutos ou até que cresçam e fiquem bem dourados- enquanto assa, faça o crème patissérie-. Deixe esfriar completamente sobre gradinhas. Com cuidado, desgrude cada éclair do papel manteiga.

Para o creme: Numa panela de fundo grosso (não pode ser de ferro, nem de cobre) misture com uma colher de pau as gemas, o açúcar e a farinha até obter uma pasta. Misture o leite, com um fouet, aos poucos, até incorporar à pasta de gemas até obter um líquido homogêneo. Findando, leve ao fogo e deixe cozinhar até engrossar, misture bem no fundo para não queimar. Misture por mais um minuto. Desligue e deixe esfriar completamente e leve à geladeira o suficiente para o creme firmar e gelar.
Corte os éclairs ao meio no sentido do comprimento e recheie com o creme. Usei um bico de confeiteiro para rechea-los.

Rende 40 unidades.