quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bolo de Nozes como algo natalino e que venha 2011!


Ok! Com certeza vocês devem estar pensando como eu sou um inútil postando bolo de nozes, em plena época de natal, mas não sei porque diabos eu gosto tanto de coisas clássicas!
E na verdade isso não é de fato um bolo de nozes, afinal a massa não vai nozes, ou melhor, usei a receita do bolo chiffon. E também nada os impede de fazê-lo para o ano novo, afinal ele é todo branco!


Juntamente com este bolo, fiz um bolo mil folhas novamente e com as rebarbas que sobraram, adivinhem? Surgiram estes belos croissantsinhos de chocolate. Uma bela opção para o café da manhã.


Outro fato que venho lhês contar, é que ganhamos presentes incríveis aqui em casa. Uma garrafa de whisky irlândes Bailey's, uma caixa com 6 unidades de bolinhos MinceFruit e mais outras coisas. Tudo isso do casal Larissa e Leigh, cuja esposa é filha da amiga da minha mãe - uma pausa para raciocinar, haahah. Além de tudo isso, minhas primas, juntamente com seus pais, me deram um maçarico profissional - de onde surgirá crèmes brûllés e tortinhas de limão para o ano novo - e muitos cafés Starbucks, um da versão Verona, com torra mais acentuada, e outra na versão tradicional cuja casa vende desde os primordios da marca.
Estou até agora com sorriso de ponta a ponta! Muita felicidade para uma pessoa só, não é mesmo?!


Bolo de Nozes
bolo daqui.


Bolo:
  • 6 ovos, claras e gemas separadas
  • ¼ xícara (60ml) de óleo vegetal neutro (canola, soja)
  • 6 colheres (sopa) de água
  • 1 ½ xícaras (300g) de açúcar refinado
  • 1 ½ colheres (chá) de lavanda seca comestível
  • 1 1/3 xícaras (187g) de farinha para bolo*
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de cremor tártaro
Recheio:
  • 1 xícara - 250ml - de doce de leite, de preferência firminho.
  • 300g de nozes picadas, mais algumas para decorar.
Cobertura:
  • 3 claras
  • 200g de açúcar
  • ½ xícara - 125 ml - de água
Começe pelo bolo: Misture as gemas, o óleo e a água. Reserve. Peneire os secos em uma bacia e junte à mistura de gemas e misture até obter uma mistura homogenea. O açúcar, apenas 200g.
Bata as claras em neve, juntamente com o sal e o cremor tártaro e junte o açúcar aos poucos até firmar bem.
Acrescente um quarto das claras à massa de gemas e mistura delicadamente sem quebrar a leveza. Só então acrescente o restante de claras, sempre mexendo delicadamente, em movimentos circulares de baixo para cima.
Asse em fôrma de 20cm de diâmetro forrado no fundo com papel manteiga - eu assei um bolo só, fica beeem alto, mas a receita pede três fôrmas. Asse por 40-50 minutos à 200º c, sendo nos 10 minutos finais à 180º c.

Espere o bolo esfriar e corte em três fatias. Recheando casa camada com metade da mistura doce de leite + nozes.

Para a cobertura: Aqueça o açúcar e a água até ferver, chegando no ponto de fio, ou bala dura. Enquanto isso, bata as claras em neve, até obter picos firmes. Jogue a calda em fio -cuidado para não espirrar nos batedores - e bata essa mistura até a bacia da batedeira chegar em temperatura ambiente. Cubra o bolo e enfeite com nozes e cerejas frescas - pois o sabor é melhor!

UM FELIZ 2011 para todos vocês, e muita comida, claro!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Explodindo novidades!

Meus caros leitores deste - desértico - blog! Lhes informo que ocorreu uns graaandes acontecidos nestes últimos tempos: Há algumas semanas atrás fui para o Paraguai e comprei minha tão sonhada câmera! Uma Sony Alpha-290, que veio juntamente com a lente 18-55mm, um pitel!

E o grande fato por eu estar morrendo de felicidade é que, nesta quinta-feira houve minha colação de grau - tanto esperada - e que quinze minutos antes, tive a emoção de saber que finalmente fui aprovado no vestibular do Senac 2011! Dêem parabéns ao novo Tecnólogo em Gastronomia! Com uma colocação... razoável! 14º lugar.


E como era de se esperar, a cidade é linda! Mal espero por ir logo habitar esta cidade!
Na noite anterior, eu e meu pai fomos à uma cantina italiana cujo nome era Nonna Mimi, que fica no antigo centro de Campos do Jordão. Optamos por uma tradicional lazanha, que estava... inexplicável, quase dos deuses!


Fomos também ao Morro do elefante ter um visual panorâmico da cidade.


E ainda tivemos uma vista privilegiada, no outro lado do morro, do novo hotel Blue Mountain, luxuosíssimo e sofisticado. Prefirimos ficar olhando de longe memso, pois com certeza eles não aprovariam nossos créditos! hahahaha!

Enfim, maiores desvaneios sobre a minha futura nova cidade, à partir de 7 de fevereiro apenas. Campos jordanenses, me aguardem! :)